quinta-feira, 29 de outubro de 2009

INAUGURAÇÃO - MOSTEIRO SANTA CLARA DO DEUS TRINO


No último dia 06 foi inaugurado o Mosteiro Santa Clara do Deus Trino. Louvamos e bendizemos a Deus por mais esta graça e nos unimos a nossas Irmãs Clarissas em júbilo e oração.
Confiram:

"Ao inaugurar esta Casa de Deus, bendizemos a Sua amorosa Providência, lembrando que já nos últimos anos do milênio passado, intensificou-se em nós o desejo de anuir aos pedidos, já diuturnos, de Padres Franciscanos e Bispos, inclusive de Dom Ávila e Dom Agostinho, que nos solicitavam um Claustro clariano na Capital Federal. O projeto empolgou sobretudo a nossa Irmã Maria Francisca das Cinco Chagas que, já centenária, viu concretizado o sonho para cuja realização elevava fervorosas preces. E surpreendeu-nos constatar que, justamente hoje data, em que o calendário Romano Seráfico comemora sua Padroeira onomástica, a terciária Santa Francisca das Cinco Chagas, tem lugar, providencialmente, a solene Concelebração e Bênção inaugural deste Mosteiro.

Sim, entre as muitas solicitações vindas de diversas Dioceses, preferimos erguer o trono de adoração eucarística – conforme o carisma da Ordem de Santa Clara, que a iconografia cristã apresenta com o cibório nas mãos – optamos, portanto, por um Santuário a Jesus Hóstia na Capital Federal. A intenção foi acolhida, com paternal entusiasmo, pelo então Arcebispo de Brasília, Cardeal Dom José Freire Falcão. A Porciúncula de Nossa Senhora dos Anjos do Rio de Janeiro providenciou as licenças necessárias para o 5º Mosteiro filial, em parceria com o seu “caçula”, o Mosteiro Santa Clara de Anápolis - GO. A Família Franciscana do Distrito Federal, animada pelo Custódio Provincial João Benedito, OFM Conv. e pelo Ministro Regional José Cavalcante, se movimentou nos preparativos para a vinda das suas Irmãs Clarissas.

Depois de algumas visitas à Brasília, decidimos marcar presença, quanto antes, residindo de início numa casa provisória, adaptada à clausura, no Parque Way. Formamos uma Comunidade de 8 Irmãs, viemos 4 do Rio juntando-nos às 4 queridas Irmãzinhas vindas de Anápolis, para a fundação do Mosteiro Santa Clara de Deus Trino.

A solene Missa inaugural presidida pelo Cardeal Dom Falcão, concelebrada por vários Bispos e muitos sacerdotes com a presença de centenas de fiéis, Religiosos e Religiosas, que prosseguiram em solene carreata e piedosa procissão Eucarística para a entronizarão do Santíssimo Sacramento no Mosteirinho, foi um momento glorioso.

Era festa de Nossa Senhora do Rosário, domingo, 07 de outubro de 2001. Iniciando o novo Milênio, quando nós, Clarissas, aceitamos o apelo do inesquecível Papa João Paulo II: “Duc in altum”, ousando avançar, em espírito missionário, para a Capital do país, neste Planalto Central. Por iniciativa dos Irmãos da I Ordem, continuamos visitando vários locais idealizados para a construção do Mosteiro. Animadas muitas vezes, da esperança de logo começarmos... Porém sempre apareciam novos impedimentos, sobretudo na legalização dos terrenos...

Em 2005 o nosso querido Arcebispo Dom João Bráz de Aviz, em vista do desabamento de uma parte do teto na casa do Parque Way, levou as Irmãs, com paternal ternura, para sua própria Casa de Retiro, perto de Brazlândia. Lá ficaram residindo até 01 de novembro de 2007, quando parte da construção foi concluída no terreno da Arquidiocese, oferecido bondosamente pelo mesmo Dom João. Outra vez uma solene procissão tendo à frente o nosso dedicado Arcebispo, que conduziu o Santíssimo para a Igreja já construída, onde teve lugar a Missa solene, presidida pelo Cardeal Dom Falcão e concelebrada por Dom João e numerosos Sacerdotes.

Além da ajuda generosa do bom povo brasiliense no sustento da comunidade monástica, tivemos a preciosa assistência espiritual de nossos Irmãos da I Ordem: Franciscanos, Conventuais e Capuchinhos, na celebração diária da Missa Conventual e na solicitude fraterna de aulas e palestras. Como também dos bondosos Padres Diocesanos. Louvando a Misericórdia Divina temos que agradecer, cordialmente, a todos os que contribuíram para erguer esta Casa de Deus. Primeiramente os nossos caríssimos Arcebispos Dom Falcão e Dom João, o dedicado Vigário Geral Padre João Perius, que dirigiu a construção sem medir esforços nem sacrifícios, realizando, aliás, um sonho diuturno e sentindo a resposta da Madre Santa Clara a um instante pedido de ter Clarissas no Cerrado Brasiliense. O querido Frei Beraldo, o estimado Padre Aleixo, os prezados Sacerdotes, nossos Padres Franciscanos e Irmãos Terciários, Elenita, Aline e tantos outros Amigos que se fizeram Benfeitores trabalhando com rifas, bingos, jantares beneficentes, campanhas em prol da construção, etc. Sem esquecer o generoso auxilio da Missão Central Franciscana da Alemanha e de uma entidade da Holanda, que ainda este ano nos favoreceu com magnânimo donativo, como também a “Papal Fundation”, por intermédio do Ex.mo e Rev.mo Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri.

Enfim, foram anos de expectativa, de busca, de incertezas, de procura, de paciência. Mas nossas queridas Irmãs permaneceram firmes e esperançosas e hoje se alegram juntamente com as demais que aqui ingressaram e permaneceram formando a querida Comunidade clariana do Deus Trino. E com a Mãe Santa Clara rezamos: “Dobro os joelhos diante do Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo para que, pela intercessão dos méritos de sua Mãe, a gloriosa Virgem Santa Maria, do nosso bem-aventurado pai Francisco e de Todos os Santos, o Senhor que deu o bom começo dê o crescimento e também a perseverança até o fim. Amém.”

Que a Mãe Imaculada, Rainha e Padroeira da nossa Ordem Seráfica, juntamente com os insignes Fundadores Francisco e Clara, apresente ao nosso amado Senhor o humilde tributo de nossa gratidão com a súplica de bênçãos carinhosas para todos os que contribuíram para erguer este Santuário na Capital Federal. Portanto no Centro administrativo do Brasil, numa hora tão especial, quando celebramos com toda a Família Franciscana, a Graça das Origens e o início do triênio preparatório ao 8º centenário de Fundação de nossa Ordem de Santa Clara.
Graças a Deus! Deus lhes pague!"

Madre Abadessa Maria Pacífica de Jesus, osc
Brasília, 06 de outubro de 2009.
Mosteiro Santa Clara de Deus Trino

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde, como faço para realizar contato com o MOSTEIRO SANTA CLARA DO DEUS TRINO ?

Anônimo disse...

como eu faço para conhece-las e para fazer doações?

Criados e Predestinados a Salvação disse...

Entre em contato com elas. Pode encontrar aqui o número de contato com elas:

http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br/secao.php?p=congregacoes-femininas-e-masculinas

Procure "Ordem de Santa Clara"