sexta-feira, 2 de setembro de 2016

!Uma opção de vida? Juventude Franciscana!

 “A Regra e a Vida dos franciscanos seculares é está: observar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo o inspirador e o centro da sua vida com Deus e com os homens”. (ROFS 4)

O ideal de vida franciscano é seguir Jesus Cristo ao modo de Francisco de Assis. O movimento franciscano não é baseado em uma doutrina abstrata, mas na vida concreta de um homem que não estudou filosofia ou teologia, jamais reclamou por ser iletrado e ainda assim, baseado numa experiência profunda com Deus deixou um ESTILO DE VIVER que fascina homens e mulheres há mais de 800 anos.
            O nosso ideal de vida não é copiar fielmente cada detalhe da vida de Francisco. Não se trata de beijar leprosos, evangelizar sultões ou andar descalço, mas "decolocar" em nós os olhos, ouvidos, pés, mãos e a força de Francisco a fim de resgatar dia após dia a sua visão de vida e aplicá-la às circunstâncias da nossa realidade pessoal, religiosa, social e política.
            A Jufra, de modo particular, é destinada à jovens que buscam esse ideal de vida e desejam vivê-lo na sua realidade de juventude.  Nessa opção de vida, o jufrista procura ser modelo para o mundo, ser um verdadeiro servo do Senhor e buscar, em fraternidade, viver e se comprometer com o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
            Na região Centro a JUFRA passa por um momento de reconstrução. Após anos sem fraternidades no local, hoje temos as fraternidades Frei Leão de Assis (Anápolis GO), Nossa Senhora Mãe de Deus (Catalão GO) e as fraternidades iniciantes de Nova Fátima (GO) e Brasília (DF).
            Aos poucos é possível ver a força da Juventude Franciscana em nossa região e às portas da oficialização de mais uma fraternidade, entendemos que este é o melhor momento para a reativação deste blog, onde poderemos mostrar um pouco da nossa “identidade”. Sabemos que tal feito deve-se ao apoio e confiança dos frades menores, da Ordem Franciscana Secular e nossos irmãos da JUFRA do Brasil, não ousaremos citar nomes aqui, mas deixamos nossa gratidão a cada um que nos acompanha nessa caminhada. Que Francisco e Clara intercedam por suas vocações e nos iluminem na construção deste caminho que só esta começando.

            Fraternalmente,
           

Deborah Patrícia de Oliveira, JUFRA
Representante da JUFRA do Brasil para a Região Centro


Um comentário:

Unknown disse...

Extraordinária matéria. Amei. Que o Senhor abençoe a missão de mais uma fraternidade que se inicia. Nossa Senhora conduza os passos de cada um de nossos irmãos.

Em Cristo, um fraterno abraço Franciscano e minhas humildes orações a todas as fraternidades Seculares em Clara e Francisco. Paz e Bem :)!!!